terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como testar uma Fonte de Alimentação - Chant

Em muitos casos se deparamos com o computador sem funcionar o procedimento mais imediato é testar se o defeito está na fonte de alimentação em geral basta colocar uma outra fonte que esteja em boas condições e se o computador funcionar então é a fonte de alimentação com defeito, mas se o problema está na motherboard como saber se a fonte também está danificada, alguns técnicos colocariam-na noutro computador e testariam se iria funcionar, bom este último não é o procedimento indicado, pois se a fonte estiver com as saídas dos conectores  para a motherboard com tensões erradas e esteja acima do padrão correcto isso pode danificar a sua placa de teste e assim é prejuízo certo e isto é uma situação que desejamos evitar. Para testar correctamente a fonte é necessário um multímetro de preferência que seja digital e analisar todas as saídas nos pinos no conector de alimentação da motherboard, o multímetro deverá estar posicionado na posição para testar a tensão contínua (V DC), na escala de 20 V. Você pode estar se perguntando como ligar a fonte de alimentação sem o contacto físico com a motherboard  no caso da fonte ser um modelo ATX onde é a motherboard que controla o status da fonte? Neste caso você terá que efectuar a conexão directa entre o pino 14, geralmente é verde, ao fio de cor preta que quase sempre está ao lado dele. Fazer isto é suficiente para ligar a fonte para que a mesma forneça corrente nos conectores que originam dela.
Placa Mãe ATX
Às vezes a fonte está queimada e se com este procedimento ela não ligar então ela está realmente avariada e nem adianta consertar, pois o mesmo sai pelo preço de uma nova e a confiança de uma fonte nova é muito superior de uma fonte que já foi consertada, mas se vier funcionar aí entra o papel e a importância do teste.
Para testar a fonte de alimentação é necessário o uso de multi metro de preferência digital e o procedimento como já foi dito acima. Representado graficamente nesta imagem:
multimetro digital
Para verificar a tensão coloque o cabo preto do multi-teste em qualquer terminal do conector onde o fio também seja preto (na maioria das fontes o fio preto é o massa). O fio vermelho do teste ficará em outro terminal onde a tensão será testada, semelhante como mostrado nesta imagem.

Testando Fonte
Em alguns raros casos a fonte mesmo assim apresenta tensões corretas quando testadas com um multímetro, mas se o computador desliga abruptamente ou reinicia apresentando essas anomalias no momento do uso de algum hardware que consome mais energia isso acontece em geral por que os condensadores eletroliticos estão estourados ou ainda em vazamento com isto a fonte não tem autonomia suficiente para suprir as necessidades dos componentes que ela alimenta.

Fonte de Alimentação - Conectores

O conector principal de alimentação da fonte do padrão AT possuía 12 pinos, já o conector do padrão ATX pode variar de 20 a 24 pinos. Nessa nova versão de conector principal de alimentação foi incluída a tensão de +3,3 V, eliminando a necessidade da motherboard derivar essa tensão de outra potência. A tabela abaixo mostra a relação dos pinos e sua respectiva tensão eléctrica:
 
Tensão Pino Cor Cor Pino Tensão
+3.3 V 1

13 +3.3 V
+3.3 V 2

14 -12 V
Massa 3

15 Massa
+5 V 4

16 PS_ON
Massa 5

17 Massa
+5 V 6

18 Massa
Massa 7

19 Massa
Power OK 8

20 -5 V(opcional)
+5 VSB 9

21 +5 V
+12 V 10

22 +5 V
+12 V 11

23 +5 V
+3.3 V 12

24 Massa

Cinco tipos de tensões são essências de uma fonte ATX:
Conector ATX 2.0
  • +5 V: utilizada na alimentação de chips, como processadores, chipsets e módulos de memória;
  • -5 V: aplicada em dispositivos periféricos, como mouse e teclado;
  • +12 V: usada em dispositivos que contenham motores, como HDs (cujo motor é responsável por girar os discos) e drives de CD ou DVD (que possui motores para abrir a gaveta e para girar o disco);
  • -12 V: utilizada na alimentação de barramentos de comunicação, como o antigo ISA (Industry Standard Architecture).
  • +3,3 V: usada por chips (principalmente pelo processador), reduzindo o consumo de energia.
A fonte do padrão ATX passou a oferecer o recurso de desligamento via software, pois conta com um sinal TTL (Transistor-Transistor Logic) chamado Power Supply On (PS_ON). Quando o computador está em uso a motherboard mantêm um nível de tensão baixo para o PS_ON, já quando em desuso o nível de tensão do PS_ON permanece alto. Esse sinal de ativação e desativação pode partir de recursos como:
  • Soft On/Off: ativação e desativação da fonte via software.
  • Wake-on-LAN: ativação e desativação da fonte via placa de rede;
  • Wake-on-Modem: ativação e desativação da fonte via placa de fax modem;
O sinal PS_ON depende da existência do sinal 5VSB (Standby). Esse recurso proporciona o computador entrar em modo descanso, ou seja, permite que determinados circuitos sejam alimentados quando as tensões em corrente contínua estão suspensas, mantendo ativa apenas a tensão de 5 V. Com isso é possível o computador se manter ligado mesmo que placa de vídeo ou HD desativados.

O Power OK é um recurso já contido no padrão AT e presente no padrão ATX. Esse recurso funciona como uma proteção, sua função de comunicar que a fonte está funcionando corretamente, ou seja, operando com voltagens aceitáveis para o bom funcionamento e sem riscos de danificar algum componente do computador, caso esse sinal não exista ou seja interrompido, o computador geralmente desliga automaticamente.

Dependendo do tipo de processador utilizado, a fonte pode ter outras configurações de conectores. Existem cinco versões modificadas do padrão ATX de fonte, utilizados em tipos especiais de processadores, que são:
  • WTX: Conector principal de 24 pinos, utilizado pelos processadores Pentium II, Pentium III, Xeon e Athlon MP.
  • AMD GES: Conector principal de 24 pinos, além de um conector secundário de 8 pinos, utilizados por alguns processadores Athlon de núcleo duplo.
  • ATX12V: Conector principal de 20 pinos, além de um conector secundário de 4 pinos e um conector terciário de 8 pinos, utilizado por processadores Pentium 4, Athlon MP e Athlon 64.
  • EPS12V: Conector principal de 24 pinos, além de conectores secundário e terciário de 8 pinos, utilizados por processadores Xeon e Opteron.
  • ATX12V 2.0: Conector principal de 24 pinos, além de um conector secundário de 4 pinos, utilizado por processadores Pentium 4 e Athlon 64.