terça-feira, 23 de outubro de 2012

Fonte de Alimentação - Conectores

O conector principal de alimentação da fonte do padrão AT possuía 12 pinos, já o conector do padrão ATX pode variar de 20 a 24 pinos. Nessa nova versão de conector principal de alimentação foi incluída a tensão de +3,3 V, eliminando a necessidade da motherboard derivar essa tensão de outra potência. A tabela abaixo mostra a relação dos pinos e sua respectiva tensão eléctrica:
 
Tensão Pino Cor Cor Pino Tensão
+3.3 V 1

13 +3.3 V
+3.3 V 2

14 -12 V
Massa 3

15 Massa
+5 V 4

16 PS_ON
Massa 5

17 Massa
+5 V 6

18 Massa
Massa 7

19 Massa
Power OK 8

20 -5 V(opcional)
+5 VSB 9

21 +5 V
+12 V 10

22 +5 V
+12 V 11

23 +5 V
+3.3 V 12

24 Massa

Cinco tipos de tensões são essências de uma fonte ATX:
Conector ATX 2.0
  • +5 V: utilizada na alimentação de chips, como processadores, chipsets e módulos de memória;
  • -5 V: aplicada em dispositivos periféricos, como mouse e teclado;
  • +12 V: usada em dispositivos que contenham motores, como HDs (cujo motor é responsável por girar os discos) e drives de CD ou DVD (que possui motores para abrir a gaveta e para girar o disco);
  • -12 V: utilizada na alimentação de barramentos de comunicação, como o antigo ISA (Industry Standard Architecture).
  • +3,3 V: usada por chips (principalmente pelo processador), reduzindo o consumo de energia.
A fonte do padrão ATX passou a oferecer o recurso de desligamento via software, pois conta com um sinal TTL (Transistor-Transistor Logic) chamado Power Supply On (PS_ON). Quando o computador está em uso a motherboard mantêm um nível de tensão baixo para o PS_ON, já quando em desuso o nível de tensão do PS_ON permanece alto. Esse sinal de ativação e desativação pode partir de recursos como:
  • Soft On/Off: ativação e desativação da fonte via software.
  • Wake-on-LAN: ativação e desativação da fonte via placa de rede;
  • Wake-on-Modem: ativação e desativação da fonte via placa de fax modem;
O sinal PS_ON depende da existência do sinal 5VSB (Standby). Esse recurso proporciona o computador entrar em modo descanso, ou seja, permite que determinados circuitos sejam alimentados quando as tensões em corrente contínua estão suspensas, mantendo ativa apenas a tensão de 5 V. Com isso é possível o computador se manter ligado mesmo que placa de vídeo ou HD desativados.

O Power OK é um recurso já contido no padrão AT e presente no padrão ATX. Esse recurso funciona como uma proteção, sua função de comunicar que a fonte está funcionando corretamente, ou seja, operando com voltagens aceitáveis para o bom funcionamento e sem riscos de danificar algum componente do computador, caso esse sinal não exista ou seja interrompido, o computador geralmente desliga automaticamente.

Dependendo do tipo de processador utilizado, a fonte pode ter outras configurações de conectores. Existem cinco versões modificadas do padrão ATX de fonte, utilizados em tipos especiais de processadores, que são:
  • WTX: Conector principal de 24 pinos, utilizado pelos processadores Pentium II, Pentium III, Xeon e Athlon MP.
  • AMD GES: Conector principal de 24 pinos, além de um conector secundário de 8 pinos, utilizados por alguns processadores Athlon de núcleo duplo.
  • ATX12V: Conector principal de 20 pinos, além de um conector secundário de 4 pinos e um conector terciário de 8 pinos, utilizado por processadores Pentium 4, Athlon MP e Athlon 64.
  • EPS12V: Conector principal de 24 pinos, além de conectores secundário e terciário de 8 pinos, utilizados por processadores Xeon e Opteron.
  • ATX12V 2.0: Conector principal de 24 pinos, além de um conector secundário de 4 pinos, utilizado por processadores Pentium 4 e Athlon 64.

Sem comentários:

Enviar um comentário